IMAGEM FORTE: Temendo perda do terreno doado ao IFPB de Cajazeiras página no Facebook denuncia que reitoria ‘não se preocupou com isto’. FOTO!

Um grupo de empresários que doou um terreno em 2014 para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) construir um centro de tecnologia para cursos superiores no campus de Cajazeiras, estendeu até o dia 31 de dezembro deste ano o prazo para que a instituição de ensino cumpra com, pelo menos, dois acordos estabelecidos.

O primeiro é construir um muro para cercar o terreno ou comprovar que há verba para isso. O segundo é comprovar também que há recursos garantidos junto ao Ministério da Educação ou no orçamento do IFPB ou então emenda parlamentar para iniciar a construção do centro de tecnologia. Se até o dia 31 de dezembro esses acordos não forem cumpridos, o terreno será devolvido definitivamente.

Em uma página do Facebook denominada de IFSertão-PB que defende a aprovação do projeto de lei que cria o Instituto Federal do Sertão há uma imagem que mostram uma criança cobrindo o rosto em pleno lixão e uma frase contra a perda do terreno. ”O IFPB de Cajazeiras perderá um terreno doado em 2014, não por crise, mas por falta de ações de uma reitoria que não se preocupou com isto”.

E A REITORIA, O QUE DIZ?

Há cerca de 20 dias, o reitor do IFPB, Cícero Nicácio visitou a cidade de Cajazeiras e no auditório do IFPB respondeu a questionamentos da imprensa. Segundo ele, é impossível que até 31 de dezembro o IFPB possa fazer algum investimento no local.

“Quando nós tivemos a conversa com os empresários, deixamos claro que nós precisaríamos de um lapso temporal razoável. Eu sou gestor de um instituto que tem quase meio bilhão de reais em orçamento, e eu não serei irresponsável de fazer uma pactuação que não posso realizar. E quem é gestor público sabe muito bem do que é estabelecido na legislação”, justificou o reitor.

BLOG DO JOSÉ