VÍDEO: Diretor da CBF anuncia regras do Campeonato Paraibano, promete competição justa e acredita que formato irá agradar

O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Manoel Flores, anunciou as novas regras do campeonato paraibano, que serão adotadas já a partir do próximo ano. O anúncio aconteceu durante uma reunião em um hotel na Orla de João Pessoa com a presença de Michelle Ramalho, presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), e de representantes dos dez clubes que disputarão a Primeira Divisão no próximo ano.

De acordo com Manoel Flores, a competição contará com 14 datas para a realização dos jogos e com dois grupos compostos por cinco times cada. Os torneios serão formados a partir de ‘sorteios dirigidos’, que vão permitir a preservação dos clássicos do futebol paraibano.

Conforme decisão da CBF, os dois clubes mais bem posicionados de cada grupo na primeira fase serão automaticamente classificados para a semifinal do campeonato. “O primeiro do grupo A pega o segundo do grupo B e o primeiro do grupo B pega o primeiro do grupo A para fazer a fase semifinal’, explicou Flores.

Outra novidade é que na fase final do campeonato, o mando de campo será do clube que tiver o melhor desempenho em todo o campeonato. Serão rebaixados os grupos que tiverem o pior resultado em cada um dos dois grupos.

As novas regras apresentadas pela CBF visam dar mais transparência e credibilidade ao campeonato paraibano de futebol, que está no centro da ‘Operação Cartola’, uma investigação da Polícia Civil, iniciada no começo desse ano e que tem como alvo dirigentes do futebol paraibano envolvidos em um suposto esquema de corrupção e manipulação de resultados.

Confira no vídeo abaixo o anúncio realizado pelo diretor de competições da CBF, Manoel Flores, com as novas regras do campeonato paraibano.

Após o anúncio das novas regras, a presidente da FPF, Michelle Ramalho, fez um balanço positivo da reunião realizada hoje com Manoel Flores. ‘Nós queremos mudar a história do futebol e foi muito importante mudar todo o sistema do campeonato anterior, que não dava certo’, pontuou.

 

FONTE: Polêmica Paraíba