VÍDEO EXCLUSIVO: Profeta da chuva prevê grande inverno em 2019 e anuncia: ”os açudes e rios ficarão cheios”

A chuva que molha a região do Alto Sertão da Paraíba nos últimos dias traz com ela a esperança para o agricultor que está castigado pela estiagem há anos e que aguarda uma boa quadra invernosa para 2019.

Enquanto meteorologistas divergem sobre um diagnóstico seguro quanto ao inverno de 2019, no sertão os chamados profetas das chuvas, já começam a disseminar ao público suas experiências realizadas aos longo dos tempos. A reportagem do Blog do José foi até o Sítio Terra Molhada, na zona rural de Cajazeiras até a residência do agricultor Francisco Cipriano, 74 anos, para conhecer de perto sua análise para a quadra invernosa para o próximo ano. A casa do agricultor fica às margens da PB-400, distante 20 km para São José de Piranhas e 16 km de Cajazeiras.

Seu Chico como é mais conhecido é um dos mais antigos moradores do Sítio Terra Molhada e até hoje trabalha na roça.

De acordo com Seu Chico, o inverno de 2019 será bom para plantação e também para que os açudes possam acumular muita água. Ele diz que seu diagnóstico é baseado na observação da natureza.

“Se Deus quiser nós teremos um inverno que há muito tempo não temos. Não faz nem medo da gente não ver açude e rio cheio d’água. Eu não tenho experiência pelos livros, porque sou analfabeto, mas o que meus pais e os mais velhos me ensinaram sempre me fazem acertar”, disse o agricultor entusiasmado.

Expectativa dos agricultores é para que a quadra invernosa de 2019 seja positiva. Foto: José Dias Neto.

Ele diz que muitos fatores favorecem para uma no de chuvas normal. “São muitos sinais, primeiramente a mancha do sul, do astro. A mancha do sul vem aparecendo, coisa que ela não vinha aparecendo. Quando a mancha grande fica é sinal de muita chuva. Outro sinal é o Cruzeiro do Sul que está saindo de 20h. A Estrela D’alva tava em cima e já desceu pra baixo. Tudo isso é sinal de inverno aqui em nós”, assegurou Seu Chico.

Além da observação da natureza existe o fator da fé do sertanejo que é de fundamental importância para a esperança estar viva. Segundo o agricultor no dia de Nossa Senhora da Conceição, 8 de dezembro os sinais asseguram um excelente inverno. “No dia de Nossa Senhora não choveu aqui mas choveu em outros lugares. Aqui relampeou e a experiência dos mais velhos diz que no Dia da Conceição é preciso relampear, não precisa chover. Teremos um grande inverno, porque Deus é quem manda” disse.

As chuvas que caíram recentemente já mudaram a paisagem da zona rural de Cajazeiras. Foto: José Dias Neto.

Agricultores que residem na região do Sítio Terra Molhada confiam nas observações de Seu Chico Cipriano. “Até hoje ele ainda não errou”, disse um deles em contato com o Blog do José.

BLOG DO JOSÉ