VÍDEO EXCLUSIVO: Vereador constata aterramento do Açude Grande e cobra solução: ‘precisamos parar com essa agressão’


O vereador Rivelino Martins (PSB) procurou a reportagem da TV Diário do Sertão, nesta quarta-feira (09), para denunciar um caso de agressão ao meio ambiente.

O parlamentar constatou que o Açude Grande, localizado no Centro da cidade, está sendo assoreado sem permissão.

“O homem está assoreando este belo cartão postal de nossa cidade. Estamos numa área que se não houvesse a ação do homem ocupando a área de preservação permanente do açude, nós não estaríamos aqui(em cima), precisamos entender que esta área pertence ao açude. Como vereador estou fazendo meu papel e preciso que todos os Poderes possam fazer algo para parar de uma vez por todas essa agressão ao Açude Grande”, disse.

No lado norte, é possível perceber um grande trecho onde há areia e restos de materiais de construção civil às margens do manancial.

“Esse assoreamento do Açude Grande não é de hoje. Outras pessoas já denunciaram, mas precisamos se unir em defesa do nosso manancial. Onde hoje tem aterro antes era água do açude. Esse caminho que foi aberto colocando resto de material de construção serve para agredir o meio ambiente e também para o avanço das construções dentro do leito do Açude Grande”, disse o vereador em entrevista.

Rivelino Martins, que faz parte da comissão do Movimento Vida Açude Grande, ainda não tem informações de quem está depositando o material no leito do açude, provocando o assoreamento ilegal.

Ele afirma que o Fórum de Defesa do Açude Grande vai mobilizar o Ministério Público e os setores competentes do Município e do Governo do Estado para intervirem no aterramento e punir os culpados.

O Blog do José teve acesso a documentos importantes da construção do Açude Grande que você pode visualizar nas imagens a seguir, inclusivo a escritura da construção do açude. Os documentos foram disponibilizados pelo Fórum em Defesa do Açude Grande.

BLOG DO JOSÉ