Estudantes de Uiraúna representarão a Rede Estadual de Ensino em Olimpíada Nacional de História em Campinas-SP

Maria Letícia, Mércia Tamires e Maciano Dantas são alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Duarte Filho da cidade de Uiraúna-PB e foram aprovados para a etapa final da Olimpíada de Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas-SP.

Apoena Kelly Alencar de Queiroz Nogueira é a diretora da destacada escola estadual.

Dentre as mais de 18.500 equipes e os 73.000 estudantes que competiram em todo país, o grupo orientado pelo professor Reginaldo Carlos figura entre as 314 equipes classificadas para a grande final presencial que ocorre nos dias 17 e 18 de agosto no campus da Universidade Estadual de Campinas/SP.

Na Paraíba, a equipe de Uiraúna pertencente à 9ª Gerência Regional de Educação é a única representante da rede estadual de Ensino, sendo que foram classificadas mais sete equipes no estado: uma de escola particular e seis pertencentes a rede federal de educação.

Maria Letícia, Mércia Tamires e Maciano Dantas são alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Duarte Filho da cidade de Uiraúna-PB. Foto: 9ª Gerência de Educação

A PROVA

A ONHB ocorre em 6 fases semanais on line com 10 questões objetivas e uma tarefa subjetiva. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site da Olimpíada e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Traz uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. Figurando reconhecidamente uma das mais elaboradas e consolidadas olimpíadas do país.

A UNIVERSIDADE

Ano passado, a UNICAMP foi considerada pela revista britânica Times Higher Education (THE), especialista em avaliação do ensino universitário no mundo, a melhor universidade da América do Sul, ficando a frente mesmo da USP, antiga detentora do posto.

DESTAQUE

Nesse ano a UNICAMP figura como quarta melhor universidade do Brasil, segundo o ranking do jornal Folha de São Paulo.

BLOG DO JOSÉ