Sou ineficiente para ser submisso ao poder

Confesso: tentei ignorar mas não consegui encerrar o dia de hoje sem responder a uma fala inescrupulosa em uma emissora de rádio local, do excelentíssimo prefeito de Cajazeiras, o médico José Aldemir Meireles.

Explico.

Na manhã dessa terça-feira, dia 3, o sapateiro Gobira nos procurava na sede da TV Diário do Sertão para que reverberássemos uma denúncia que populares haviam levado à sapataria de que o asfalto colocado na Praça Major José Marques, no centro da cidade, que foi entregue há onze dias, estavam ‘se desmanchando’. Diante da denúncia, decidimos ir ‘in loco’ e constatamos a problemática. Gravamos a denúncia com o sapateiro e como manda o bom jornalismo, cumpri meu dever e ouvi a versão da prefeitura sobre a denúncia. O secretário Zé Filho, sempre solícito, me atendeu e garantiu solucionar. Após colher as versões da denúncia e do denunciado (leia-se Prefeitura), a matéria foi publicada na principal do Diário do Sertão.

Diante da repercussão e da pública comprovação do erro, o prefeito Zé Aldemir procurou uma emissora de rádio na manhã de hoje, quarta-feira, para, ao vivo, destilar sua insatisfação ao se referir à reportagem da TV Diário do Sertão. A maior autoridade do município, de quem se espera uma postura no mínimo ética, disse: ”Lamento profundamente, Gobira foi lá [na Praça Major José Marques] se amostrar com Zé Neto que faz questão de fazer isso. Zé Neto quanto pior melhor, quanto pior melhor, mas faz parte, é do processo democrático” [transcrição da fala do próprio prefeito ao se referir ao autor deste blog].

Diante da declaração do gestor, quero de público repudiá-lo e reafirmar o meu compromisso com a única coisa que sei fazer na vida: J O R N A L I S M O.

Apesar da pouca idade, não nasci ontem, nem tampouco cheguei a um microfone do acaso. Minha caminhada na imprensa começou há 10 anos, quando dava meus primeiros passos na Alto Piranhas AM como operador de áudio nos finais de semana. De lá pra cá, consegui abraçar oportunidades e engolir sapos para conseguir chegar onde estou hoje: na superintendência do Sistema de Comunicação Diário Ltda, um profissional realizado no que faz e no que se dedica diariamente.

Minha dignidade não está a venda. Nunca estará.

Minha honestidade e minha honra sempre prevalecerão.

Jamais serei subserviente ao poder. Agradando ou não, farei jornalismo.

Na tarde desta quarta-feira, dia 4, no Programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, noticioso que apresento diariamente com os competentes companheiros Petson Santos e Jota França, pude publicamente lamentar as declarações do prefeito, como você pode conferir no vídeo abaixo.

Eu sou um cajazeirense apaixonado por essa terra e durante todo dia procurei refletir sobre tudo e mais um pouco, e me surge um insight para vasculhar meus livros da época da faculdade e o primeiro que me deparo é com o best-seller ‘O Livro de Ouro da Liderança’ do renomado escritor John C. Maxwell. Ao reabrir o exemplar que adquiri em um feirão da Livraria Universitária com preço promocional, me deparo com um afago. Transcrevo para vocês a seguir o trecho do livro.

– Costumamos adotar critérios totalmente diferentes quando tratamos de julgar a nós mesmos e aos outros. Nossa tendência é julgar os outros de acordo com suas ações, mas a nós mesmos por nossas intenções. Isso é padrão. Mesmo quando fazemos algo errado, se acreditamos que nossas motivações foram positivas, costumamos, nos recusar a assumir qualquer culpa. Além disso, nós nos precipitamos àquele erro várias vezes antes de tomar uma atitude e mudar nosso comportamento.

Ciente de que estou do lado certo, reitero meu compromisso em fazer o bom jornalismo, sem amarras. Encerro agradecendo ao amigo Petson Santos, o responsável pela minha introdução na arte de comunicar e defensor da liberdade de imprensa como nenhum outro.

JOSÉ DIAS NETO