A sofrida luta do servidor e o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração na Paraíba

Todos nós conhecemos algum servidor público que se preocupa com o futuro e com o que sua carreira pode lhe proporcionar quando chegar o amanhã.  A dedicação é diária e a preocupação com o dia seguinte também.

Muitas categorias se valem desta preocupação para cobrar a implementação de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração que basicamente, determina a remuneração e reconhecimento da sua carreira.

Indo direto ao assunto, o PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) é um conjunto de normas e regras, que determinam os mecanismos da valorização do profissional. Além disso, os servidores ficam mais confortáveis, pois podem planejar o seu futuro no serviço público, uma vez que ele enxerga toda a perspectiva da sua carreira e tem conhecimento sobre os desafios que ele pode superar, paulatinamente.

Vale salientar que todo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR é criado por lei e regulamenta um conjunto de normas que regem a carreira dos profissionais de uma determinada categoria.

Na cidade de Cajazeiras, por exemplo, as categorias da saúde e educação possuem PCCR aprovado e implantado. Uma conquista das categorias através da forte atuação do Sinfunc – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Cajazeiras.

De acordo com informações de um funcionário público municipal, o PCCR da Educação foi aprovado no governo do ex-prefeito Carlos Antônio(2004-2008) porém os governos de Léo Abreu e Carlos Rafael, correspondentes ao período de 2009 a 2012 não pagaram. Somente a partir de 2013, no governo de Denise Albuquerque foi que o PCCR passou a ser cumprido em Cajazeiras, e continua até hoje. Já o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Saúde foi aprovado por categorias e o pagamento foi iniciado no governo de Carlos Rafael, Denise Albuquerque e somente na atual gestão do prefeito José Aldemir foi que ele passou a ser cumprido integralmente com um aumento.

O autor do blog apurou junto ao portal oficial do Ministério da Educação e teve acesso a um levantamento que mostra a situação da Paraíba quando o assunto é o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR – da Educação.

Segundo os dados do MEC, apenas três municípios, localizados no sertão da Paraíba, não informaram quanto a situação do PCCR, são eles: Passagem, Cajazeirinhas e Quixaba, ambos localizados na região de Patos-PB.

Levantamento atualizado do Ministério da Educação mostra raio-x sobre o PCCR no Brasil. Fonte: MEC

Na região de Cajazeiras, o município de Poço de José de Moura está com o projeto de lei do PCCR elaborado mas ainda não foi apreciado pela Câmara Municipal. Na região de Sousa, o município de Santa Cruz encontra-se na mesma situação. Já o município de Catingueira, na região de Patos está com o projeto elaborado, mas ainda não foi enviado ao legislativo.

Os dados do Ministério da Educação ainda revelam que 190 municípios paraibanos estão com a lei do Plano de Cargos Carreira e Remuneração  sancionadas. Ou seja, o Poder Legislativo aprovou e o Poder Executivo confirmou.

Para ter acesso as informações de outras regiões clique aqui

VEJA TAMBÉM: Justiça condena e Hospital Regional de Cajazeiras deverá implantar melhorias

BLOG DO JOSÉ